Cotações

    ***** = Obra-prima
    **** = Ótimo
    *** = Bom
    ** = Fraco
    * = Turkey

Outros sites

Histórico

Assine o RSS


O que é isto?

mentiras e verdades em 24 fotogramas ou 29 frames por segundo!

That 70's show - That's the way, i like it!

Precisava colocar minha lista dos melhores vinte filmes da década de 70 e num breve bate papo com o Francis, ele me deu a excelente idéia do resgate da memória de filmes legais que geralmente esquecem e com certeza colocariam filmes óbvios como Poderoso Chefão, Laranja Mecânica ou Taxi Driver que justamente foram os que pegaram os 3 primeiros lugares na liga dos blogs.

Seguem por ordem de importância na minha vida os melhores filmes desta década incrível e desta vez não colocarei a lista chorosa dos que ficaram pra fora, senão desconfiarei que estarei enviadando.

 

1- Star Wars - Uma Nova Esperança
Escapismo o caralho, foi apenas a opção de George Lucas em não fazer filmes down pós-guerra. Escolheu uma nova fórmula de super heróis baseado em Joseph Campbell e outras pitadas de mitologia mais sua cinefilia de Western e filmes orientais.
 
2- Franco Atirador
Vitor Donadelli me disse que a pior morte do cinema que ele viu foi do Cristopher Walken neste filme. Ao vê-lo me senti sensibilizado ao ver De Niro negando amor a ex do dito. Isso foi de dilacerar o coração junto a musica Cavatina. Uma obra prima de um diretor do caraleo.
 
3- Massacre da Serra Eletrica
Lavagem de dinheiro de máfia italiana e atuações em situações viscerais em que se a atriz cai, acione o foda-se e continue rodando. Saber destes detalhes depois de passar por uma tortura junto a atriz me deixou pagando um pau pra um diretor corajoso.
 
4- A Conversação
Lá estava eu vendo Coppola dirigir um Gene Hackman sem tiques ou qualquer outra mania....era apenas Hackman e seu trabalho de escutas. A sequência final do filme molhado ao sax do Hackman é algo que algum dia homenagearei num possível filme que eu faça.
 
5- Warriors
Ganguismo puro, do jeito que gosto, nas proporções urbanas possíveis. Estaria em primeiro se não existisse Star Wars...e como este filme não merece segundo lugar, coloco em quinto mesmo.
Warrirs....c'mon and play!
 
6- The Wanderers
Mais ganguismos. Não cita os estilos de gangues apesar de estar claro serem rockabillys e skinheads. Usei este filme como referência para os projetos de filmes que entreguei de tretas de gangue. Precisa citar mais?
 
7- Profissão Reporter
Utilizado nas primeiras aulas de cinema que fiz na vida com o professor Ivo Branco. Amei o filme e fui ver os outros do Antonioni. Amei todos, mas este não sai do primeiro lugar dos filmes que este diretor fez. Obra prima linda.
 
8- Despertar dos Mortos
George Romero realmente é gênio. Me ensinou com pouca instrução e com seus artificios de terror a enxergar o consumismo, mas com muito mais valor e pouco panfletarismo, me fez gargalhar ao ver motoqueiros dando torta na cara de Zumbis....muito mais transgressor que o panfletarismo.
 
9- Barry Lyndon
Pra mim Kubrick só fez filme foda. O único apenas bom seria "Nascido para Matar" e sua obra prima na minha opinião é esta aqui. Nem vou me estender. Kubrick todo mundo sabe cumé quié.
 
10- Lilian M
Reichenbach nem imagina, mas quando meu orientador José Salvador Faro de graduação me disse: Vc não vai utilizar todos os filmes do Carlão. Utilize um e se baseie nele na sua defesa! - E lá fui eu defender minha dissertação sobre Reichenbach utilizando apenas Liliam M, isso me fez amar mais o filme
 
11- O Inquilino
Francis: - Pega que é muito bom....Tem uns olhares de moradores num banheiro fora que me amedronta bem mais que algumas coisas de Bebe de Rosemary. Polanski trampa pra caralho. Eu vi depois e concordei com ele.
 
12- Convite ao Prazer
Numa mostra de film,es da Boca do Lixo, em especial filmes distribuidos pelo Parente, vi em primeiro lugar a vagina mais linda do cinema nacional de uma atriz que nem me preocupo em achar o nome porque depois colocarei ums postagem só pra ela. E uma puta história de traição e direitos. Khouri no seu melhor filme na minha opinião.
 
13- Opening Nights
Cassavetes é algo que aprendi a amar com Filipe Furtado e Guilherme Martins. Este filme foi o primeiro filme que vi das cópias que eles me deram. E foi amor à primeira vista.
 
14- Contatos Imediatos do 3º Grau
O melhor filme do Spielberg na minha opinião. Dúvida? o ator coadjuvante é um diretor do caraleo. Só isso basta. Me lembra minha infância assitindoi a Rede Manchete fazendo seus testes de áudio.
 
15- Abismu
Sganzerla faz um filme que revolucionou minha maneira de enxergar narrativa dos filmes setentistas sendo marginais ou não. Como não vi muitos citados por amigos, minha contribuição de Sganzerla vai nesse que vi e amei.
 
16- Quando Explode a Vingança
Comprei desesperadamente pois quando soube que o monsier Sérgio Alpendre foi a mostra do RJ só pra poder ver a mostra do Leone em tela gigante, achei que merecia depois disto fazer sempre o possível e um pouco do impossível por este diretor. É ver filmes dele eu compro na hora e vejo comendo macarrão. Este foi um deles que fiz esta frescura da hora.
 
17 - Assalto a 13ª DP
Carpenter honra seu sobrenome.
De onde vem tanta gente com arma ao redor da delegacia?
 
18- Ato Final
Citei o Furtado e agora cito o Bruno que deixou esta fita pra eu copiar o ádio para utilizar no seu curta. De lambuja vi este filme e amei. Quero comprar quando tiver grana.
 
19 - Annie Hall
Woody Allen é sempre bom e sempre estará nas minhas listas. No caso deste filme, é apenas meu Allen favorito de todos.
 
20- F for Fake
Tava o Zombie do Lucio Fulci. Chico Fireman me perguntou: - Não vai colocar o F for Fake? - Eu perguntei: Porra, não lembrava deste filme na decada de 70, assim como deve ter outros que não lembro e nem quero lembrar depois. Vou colocar urgentemente. Desculpe a ignorância, Chico.
Taí...Radio Cinema contado de maneira fudida.

Escrito por el cabrón de la pelicula às 08h41 [] [envie esta mensagem]

[ ver mensagens anteriores ]